Formação “VERIFICAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE TRABALHO"| Presencial | 09h00-13h00

23 Jun. 2026 - 26 Jun. 2026

A AEA/ACOAG -  Associação Empresarial de Águeda vai realizar nos dias 23, 24 e 26 de junho' 2026, uma formação  sobre “VERIFICAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE TRABALHO”, com a duração total de 12 horas

DESTINATÁRIOS: Técnicos de segurança, responsáveis pela manutenção, responsáveis de produção, interessados no tema….. 

FORMADOR: Teresa Real - Técnica de segurança no trabalho desde 1999, formadora nas áreas de segurança no trabalho desde 2013. Exerce a profissão de Técnica de segurança desde 2002, dá apoio a empresas nas áreas de construção, metalurgia, metalomecânica, comércio e serviços. Fez várias formações na área da SST, Qualidade e Ambiente bem como máquinas e equipamentos, trabalhos em altura e outras na área do desenvolvimento pessoal. Ao longo dos anos acumulou experiência formativa em várias entidades formadoras incluído a Segmaz, Forinova e IEFP. 

Certificado de Formação Profissional entregue no caso de taxa de assiduidade igual ou superior a 90% da carga horária do curso.

Objetivo

 No final da formação os formandos devem ser capazes de: desenvolver um plano de manutenção enquadrado com Dec. Lei 50/2005 de 25 de fevereiro; definir os ciclos e inspeções obrigatórias

Valor da Formação

O custo de inscrição por participante associado da AEA/ACOAG Desempregado é de € 75,00 e por participante não associado da AEA/ACOAG o custo de inscrição é de € 95,00. 

Programa

1. Introdução
   i. Âmbito de aplicação e responsabilidades
   ii. Marcação CE
   iii. Aspetos fundamentais referidos na Diretiva Máquinas
   iv. Anexo IV
2. Exigências de segurança aplicáveis às máquinas e equipamentos.
3. Análise de risco

   i. Identificação de condições consideradas perigosas
   ii. Avaliação de risco
   iii. Dispositivos de segurança
   iv. Verificações obrigatórias
4. Riscos elétricos
   i. Introdução
   ii. Quadros elétricos. Segurança das pessoas e bens
   iii. Utilização e controlo dos EPI ‘s
   iv. Controlo das fontes de energia para manutenção mecânica
   v. Consignação e desconsignação. Aplicação prática
5. Manuais técnicos dos equipamentos
6. Requisitos relativo a equipamentos de elevação de cargas
7. Desenvolvimento de um plano de inspeção ao equipamento de acordo com a legislação
8. Análise de casos práticos