Workshop "OS DESAFIOS DA INDÚSTRIA 4.0 PARA AS EMPRESAS"

AEA . Nov. 18, 2022. 298 visitas

A Associação Empresarial de Águeda (AEA) promoveu, no passado dia 17 de novembro de 2022, o Workshop com o tema “Os Desafios da Indústria 4.0 para as Empresas", nas instalações da Associação Empresarial de Águeda, e transmitido de forma online através da Plataforma ZOOM.

Como parte de um programa muito rico e diversificado, contámos com vários membros do ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, tais como Nuno Ferreira, Luís Borrego e Jorge Barbosa, contámos com a presença do Instituto Politécnico de Bragança, representado pelo Dr. Márcio Carocho, com a CESAE DIGITAL representada por Jorge Mota, pela CRITEC com o seu fundador Bruno Vide, com o Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, representada pelo seu Diretor Executivo Andrey Romanenko e ainda com o Consultor Luís Fonseca, e a HOZEN através dos seus representantes Rui Silva e Afonso Lopes.

Novas áreas de competência para a fileira
A inovação é um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre o tecido empresarial e as entidades do sistema nacional de inovação. É neste enquadramento que o projeto promovido pelas Associações Empresariais de Oliveira de Azeméis (líder) e de Águeda (copromotor), procura promover a cooperação entre as instituições de ensino superior e outras entidades científicas e do conhecimento, centros tecnológicos e de investigação, empresas e outros parceiros da área da inovação. O projeto motiva a valorização e transferência de tecnologia, a qualificação dos recursos humanos e o desenvolvimento de novas áreas de competência, como a economia circular, a eficiência energética e a digitalização da indústria (i4.0). De destacar que a transformação digital permitirá mudanças disruptivas em modelos de negócio, produtos e processos produtivos.
De salientar que o projeto Qualify.teca tem objetivos muito concretos nestas e noutras matérias da área da inovação e do desenvolvimento. A sua missão mais concreta é promover a agregação e o reconhecimento da fileira ‘Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar’. O projeto desenvolve-se no âmbito do Portugal 2020 e especificamente do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC) – Qualificação, e inserido no objetivo temático nº 3 – “Reforçar a Competitividade das PME” do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, sendo apoiado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER).