26 Jan. 2023
A Associação Empresarial de Águeda (AEA) vai realizar no dia 26, janeiro de 2023, uma formação sobre o Decreto-Lei nº 50/2005, de 25 de fevereiro, na perspetiva do empregador, com a duração total de 8 horas.
ENQUADRAMENTO: O trabalho diário com equipamentos/ máquinas de trabalho está na origem de muitos acidentes de trabalho que acontecem diariamente. É assim importante garantir o cumprimento das regras e medidas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.
DESTINATÁRIOS: Responsáveis RH, responsáveis pela segurança nas empresas, responsáveis pela manutenção dos equipamentos, colaboradores que nas suas funções manobrem equipamentos.
FORMADOR: José Alberto Cardoso, Licenciado em Eng. Mecânica pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, com Pós-Graduação em Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho. É também detentor do Certificado de Competências Pedagógicas. Atualmente desenvolve a sua atividade de consultor/ formador nas áreas de: segurança máquinas, movimentação de máquinas, trabalhos em altura, procedimentos de emergência, epi’s, riscos elétricos, segurança no trabalho…….
Aos participantes será distribuída documentação de apoio sobre as matérias abordadas e entregue o respetivo Certificado de Formação Profissional.
No final da formação os formandos devem identificar os requisitos de segurança associados às máquinas e equipamentos, implementando as respetivas diretivas.
O custo de inscrição por participante associado da AEA é de € 70,00 e por participante não associado da AEA o custo de inscrição é de € 85,00.
1. Introdução
2. Diretivas comunitárias no âmbito da segurança de equipamentos de trabalho;
3. Requisitos mínimos de segurança e regras de utilização dos equipamentos de trabalho;
4. Obrigações gerais do empregador, no âmbito do DL 50/2005;
5. Informação dos trabalhadores;
6. Avaliação de conhecimentos e da ação.