12 Nov. 2025
A AEA/ACOAG - Associação Empresarial de Águeda vai realizar no dia 12 de novembro de 2025 uma formação sobre o “DL 50/2005 na perspetiva do empregador”, com a duração total de 8 horas.
ENQUADRAMENTO: O trabalho diário com equipamentos/ máquinas de trabalho está na origem de muitos acidentes de trabalho que acontecem diariamente. É assim importante garantir o cumprimento das regras e medidas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.
DESTINATÁRIOS: Responsáveis RH, responsáveis pela segurança nas empresas, responsáveis pela manutenção dos equipamentos, colaboradores que nas suas funções manobrem equipamentos.
FORMADORA: Teresa Real - Técnica de segurança no trabalho desde 1999, formadora nas áreas de segurança no trabalho desde 2013. Exerce a profissão de Técnica de segurança desde 2002, no apoio a empresas nas áreas de construção, metalurgia e metalomecânica, comércio e serviços. Fez várias formações na área da SST, Qualidade e Ambiente bem como máquinas e equipamentos, trabalhos em altura e outras na área do desenvolvimento pessoal. Ao longo dos anos acumulou experiência formativa em várias entidades formadoras incluído a Segmaz, Forinova e IEFP.
Certificado de Formação Profissional entregue no caso de taxa de assiduidade igual ou superior a 90% da carga horária do curso
No final da formação os formandos devem identificar os requisitos de segurança associados às máquinas e equipamentos, implementando as respetivas diretivas
O custo de inscrição por participante associado da AEA/ACOAG e Desempregado é de € 55,00 e por participante não associado da AEA/ACOAG o custo de inscrição é de € 95,00.
• Introdução
• Diretivas comunitárias no âmbito da segurança de equipamentos de trabalho;
• Requisitos mínimos de segurança e regras de utilização dos equipamentos de trabalho;
• Obrigações gerais do empregador, no âmbito do DL 50/2005;
• Informação dos trabalhadores;
• Consulta aos trabalhadores em matéria de segurança máquinas e equipamentos
• Avaliação de conhecimentos e da ação.