23 Mai. 2025
A AEA/ACOAG - Associação Empresarial de Águeda vai realizar uma formação sobre “Ergonomia no trabalho: Prevenção de Lesões” com a duração total de 8 horas, no dia 23 de maio de 2025.
FORMADOR: Daniel Almeida, Cardiopneumologista de formação académica (desde 2009), Técnico Superior de Segurança no Trabalho (desde 2010), conjuga estas duas vertentes com a de Formador desde 2010. Ao longo dos anos adquiriu experiência em consultoria e formação no apoio a diferentes indústrias. Atualmente ministra formação em áreas da SST, Primeiros Socorros, liderança, gestão do stress, gestão de conflitos….
• Reconhecer os conceitos de ergonomia
• Aplicar corretamente procedimentos ergonómicos e medidas preventivas de lesões
• Identificar e apresentar medidas corretivas de posturas ergonómicas incorretas.
O custo de inscrição por participante associado da AEA/ Desempregado é de €45,00 e por participante não associado da AEA o custo de inscrição é de € 75,00.
1. Ergonomia
2. Anatomia e Fisiologia
3. Situações suscetíveis de causar lesão e medidas preventivas
a. Postura em pé prolongada
b. Lesões por esforços repetitivos
c. Movimentação manual de cargas
d. Postos de trabalho dotados de visor
e. Más posturas prolongadas e/ou repetitivas
4. Ginástica Laboral / Fisioterapia Preventiva
a. Benefícios para o colaborador
b. Benefícios para a empresa
c. Prática em contexto laboral
5. Método de avaliação ergonómica – RULA
a. Avaliação ergonómica direcionada a toda e qualquer postura diária
b. Prática em contexto laboral (posturas simuladas em sala)