Fileiras

Metalo- mecânica

Cerâmica

iluminação

outros

mobiliário

AEA

A Associação Empresarial de Águeda, fundada em 1974, é uma Associação com abrangência multissectorial, em Águeda, e que tem por objetivo a representação dos interesses das empresas associadas.

Pretendo frisar, em primeiro lugar, que na nossa região está sediado um grande conjunto de empresas da fileira Home & Office, sendo esta uma região fortemente industrializada e também exportadora. Águeda possui, como todos sabem, uma forte vocação empresarial, vocação esta secular, com a instalação da primeira unidade de ferragens em 1896.

O projeto “Qualifica & Compete: Qualificação para a Competitividade da Indústria Home & Office”, nasce exatamente para apoiar as empresas na exportação, nasce para qualificar, promover a inovação e dotar as empresas de mais competências para competirem nos mercados internacionais, pretendendo assim, reduzir a imprevisibilidade dos mercados.

Assim se criou o atual projeto, fruto de uma cooperação há muito existente entre a Associação Empresarial de Águeda (AEA) e a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA). Este é um projeto do qual tanto nos orgulhamos, realizado em co promoção entre as duas Associações e que envolve duas regiões distintas: a região centro onde se encontra a AEA e a região Norte onde se encontra a AECOA.

Gostaria de, por fim, apelar a todos os associados para que vivam a sua associação, participem na sua dinâmica, nos seus eventos e projetos como este e desafiem a AEA a encontrar novos caminhos, novas oportunidades, e a conquistar, para Águeda, mais negócios e mais riqueza.

Comendador Ricardo Abrantes

Águeda, integrada na região Centro de Portugal, é uma região fortemente industrializada, onde a fileira Home&Office e todos os setores nele integrada, constituem grande parte da dinâmica produtiva. Esta é constituída por PME’s de base industrial fortemente exportadora. Os principais setores são: iluminação, ferragens, cerâmica, mobiliário de escritório, bicicletas, peças e componentes para a indústria de duas e quatro rodas, componentes eletrónicos e de telecomunicações.

Atualmente estão aqui sediadas várias empresas de sucesso. São empresas que apostam fortemente na inovação do produto e na inovação organizacional. São empresas que investem em novos fatores de competitividade como o design, a logística, o desenvolvimento tecnológico, o marketing e a imagem corporativa, e muitas estão presentes nos quatro cantos do mundo e competem nos mercados mais desenvolvidos.

A economia da região, suficientemente integrada e qualificada, ascendeu a um patamar industrial de pequenas e médias empresas com capacidade de inovação e de desenvolvimento tecnológico. São empresas que se adaptaram de forma a responder a uma procura nacional e internacional cada vez mais sofisticada, assim como para responder através da oferta de produtos em que o design, a qualidade, o marketing e a inovação tecnológica são fatores incorporados.

Neste processo evolutivo das empresas da região e no que toca a inovação e estratégias de crescimento, a AEA considera que a Universidade de Aveiro, e em particular a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, bem como a Universidade de Coimbra desempenham um papel fundamental neste processo de estimular a inovação e o empreendedorismo.

A ligação das empresas com a Universidade enquanto centro de conhecimento é vital e tem-se reforçado nos últimos anos, tendo também sido um ponto de desenvolvimento ao longo deste projeto, nas suas várias atividades.

AECOA

A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) nasceu da determinação de um grupo de empresários oliveirenses e da Câmara Municipal em constituir um movimento associativo agregador de vontades e capaz de catapultar o tecido empresarial a merecidos patamares de superior Qualidade e Competitividade.

A economia portuguesa não se compadece de atrasos e estagnação. Ela depende da capacidade de acrescentar valor, de inovar, de incorporar mais conteúdo tecnológico aos nossos produtos e de melhorar as nossas capacidades ao nível das prioridades do futuro definidas pelos centros de decisão da procura externa. Para atingir tal desiderato, apresenta-se o projeto ‘Qualifica & Compete – Qualificação para a Competitividade da Indústria Home & Office’, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, no âmbito do Compete 2020 | FEDER.

Desde logo, é de saudar a parceria formalizada entre a AECOA e a AEA para levar a cabo este programa. Nos dias de hoje, trabalhar pelo bem comum pressupõe, exatamente, o estabelecimento de consórcios e a partilha de recursos, de forma a atingir os mesmos objetivos, em menos tempo e de forma mais eficaz

A AECOA tem mais projetos em curso. Outros seguir-se-ão. A nossa disponibilidade para sermos um parceiro atento a todas as oportunidades é total. Dinamizar a economia local, regional e nacional é o caminho a percorrer… juntos!

Com. António da Silva Rodrigues

Oliveira de Azeméis é um município fortemente industrializado. O seu tecido empresarial apresenta uma excelente projeção nacional e, sobretudo, internacional. Voltado para o comércio externo, assume-se como o 2.º concelho mais exportador da região do Entre Douro e Vouga e o 7.º da Região Norte, fator que justifica a sua reduzida taxa de desemprego, que se situa abaixo da média nacional.

Oliveira de Azeméis (e de um modo geral a região Norte) apresenta um tecido empresarial diversificado com setores de média/elevada intensidade tecnológica. Assumem especial destaque os Moldes, Plásticos e Componentes para a Indústria Automóvel, a que se associa uma forte Indústria Agroalimentar, nomeadamente Lacticínios, descasque e moagem de Arroz e outros Cereais, bem como as Bebidas Fermentadas. De realçar ainda a Metalurgia e a Metalomecânica, as Máquinas e Equipamentos para a Indústria Alimentar, o Calçado, a Marroquinaria e respetivos Componentes. A fileira Artigos de Casa e Escritório assume, também, relevância nesta região, sendo disso exemplo conhecidas empresas nas áreas dos Colchões, Mobiliário, Vidro, Cobres, Loiças Metálicas e Pequenos Eletrodomésticos.

A indústria i4.0 já não é novidade para os empresários oliveirenses, que aproveitam essa ‘revolução’ como um patamar de excelência para definir as suas prioridades do futuro face às apontadas pelos centros de decisão da procura internacional.

Nas últimas décadas, Oliveira de Azeméis define-se igualmente como uma ‘cidade universitária’. A sua rede de ensino superior compreende dois estabelecimentos de reconhecido mérito: Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) – Universidade de Aveiro e Escola Superior de Saúde Norte – Cruz Vermelha Portuguesa (ESSNCVP).

A capacidade empresarial instalada neste concelho é catapultada por esta aproximação às universidades e politécnicos, ao sistema científico e tecnológico, estabelecendo-se parcerias entre as mais variadas entidades.

É aqui que a AECOA centraliza a sua atividade, com sede na ESAN. Visite-nos.

Quer fazer parte?

Entre em contacto
e fique a conhecer-nos.

contacte-nos
localização