Workshop "Ecónomia Circular - Pegada de Carbono|Eficiência Energética" | 15h00

29 Nov. 2021 - 29 Nov. 2021

AECOA promove workshop com especialistas da UA, LNEG e Cleanwatts ‘Qualify.teca’ alerta para os desígnios da economia verde.

O projeto ‘Qualify.teca’ do consórcio AECOA/ AEA volta as suas atenções, agora, para  uma matéria que marca a agenda nacional e internacional: a Economia Circular. Adotar atitudes sustentáveis e ‘verdes’ terá de fazer parte do paradigma da fileira de empresas a montante da indústria alimentar, cuja clusterização este programa quer fomentar.

A 29 de novembro próximo, o projeto ‘Qualify.teca’ dá o ‘pontapé de saída’ para mais uma componente importante da sua missão de promover, enquanto cluster de peso na economia portuguesa, o aglomerado de empresas dos ‘Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar’. Referimo-nos à sensibilização desta fileira empresarial para a inserção na Economia Circular, introdução de práticas inovadoras de eficiência energética e descarbonização da economia. Para isso, a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) convidou docentes e investigadores da Universidade de Aveiro (UA), do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e da Cleanwatts de Coimbra para lançarem uma primeira abordagem à temática, num Workshop Demonstrador Tecnológico, que decorrerá nesse dia, a partir das 15h30, no mezzanine da cerveja artesanal Vadia, em Ossela – Oliveira de Azeméis. Esta primeira sessão será orientada para abordagens conceptuais da também denominada economia verde e da sustentabilidade nas suas diversas vertentes, nomeadamente económica, bem como para a apresentação de ferramentas que permitam às empresas destes três setores industriais (máquinas e equipamentos, reservatórios e ingredientes) e do setor dos serviços especializados de alta intensidade tecnológica para a indústria alimentar melhorarem o seu desempenho. Esta jornada de trabalho engloba, ainda, um painel que contará, também, com representantes de empresas da região, moderado por um especialista na área do empreendedorismo e inovação.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas online. Coloque no seu browser qteca.aecoa.pt/inscricoes e será direcionado para um curto formulário. Caso prefira, pode inscrever-se diretamente para o email angela.amorim@aecoa.pt ou através do 256 668 824.

Objetivo

A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) convidou docentes e investigadores da Universidade de Aveiro (UA), do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e da Cleanwatts de Coimbra para lançarem uma primeira abordagem à temática, num Workshop Demonstrador Tecnológico.

Esta primeira sessão será orientada para abordagens conceptuais da também denominada economia verde e da sustentabilidade nas suas diversas vertentes, nomeadamente económica, bem como para a apresentação de ferramentas que permitam às empresas destes três setores industriais (máquinas e equipamentos, reservatórios e ingredientes) e do setor dos serviços especializados de alta intensidade tecnológica para a indústria alimentar melhorarem o seu desempenho. Esta jornada de trabalho engloba, ainda, um painel que contará, também, com representantes de empresas da região, moderado por um especialista na área do empreendedorismo e inovação.

Valor da Formação

Participação Gratuita

Conteúdo Programático

h00 – Receção e credenciação

15h30 - Sessão de abertura

Boas-vindas pela Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA)

15h45 – Apresentação de comunicações Economia Circular | Intervenção dos especialistas:

Margarita Robaine, Docente e membro da Unidade de Investigação, Governança,

Competitividade e Políticas Públicas, no Grupo de Competitividade, Inovação e

Sustentabilidade - Universidade de Aveiro (UA)

Cristina Rocha, Investigadora do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)

Maria João Benquerença, Business Developer da Cleanwatts Lda - Coimbra

17h30 – Painel Economia Circular | Oportunidades e estratégias para a diminuição da ‘pegada de

carbono’ e promoção da eficiência energética

Keynote Speaker:

Diamantino Lopes, especialista em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Intervenientes:

Rosélia Gonçalves, Empresa EUMEL

Joaquim Alves, Empresa FLAMA

Catarina Silva, Empresa ARSOPI

Representante da Empresa NESTLÉ Portugal (unid. Avanca, Estarreja)

Debate

19h30 – Encerramento

Intervenção final

Jantar com degustação de cerveja artesanal Vadia