Formação Webinar "Fecho de Contas 2021 – Aspetos Contabilísticos e Fiscais" | 09h00

19 Nov. 2021 - 26 Nov. 2021

Continuando a ser uma preocupação da AEA a segurança de quem a visita ou participa nas suas iniciativas, designadamente os seus formandos, em virtude da situação epidemiológica de  COVID-19  em Portugal, esta Associação decidiu realizar uma ação de formação Webinar nos dias 19 e 26 de novembro/2021 (6ªs Feiras) sobre Fecho de Contas 2021 – Aspetos Contabilísticos e Fiscais”.

Mantendo-se a derrogação, decidida pela OCC, do cumprimento de realização de 30 créditos de formação profissional contínua durante o ano de 2021, esta formação não faculta atribuição de créditos.

 O tema será apresentado pelos seguintes formadores:

- Dr. Davide Alexandre Henriques Ribeiro, licenciado em Contabilidade e Administração, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, Mestre em Contabilidade pelo mesmo Instituto, tendo obtido o título de Especialista na área de Contabilidade - especialidade em Auditoria - pela Universidade de Aveiro em 2017. É Revisor Oficial de Contas, Contabilista Certificado e também consultor naempresa Jorge Silva, Neto, Ribeiro & Pinho SROC, Lda, da qual também é sócio.

É, ainda, Professor Adjunto Convidado do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, e formador na área contabilística e fiscal.

- Dr. Fábio da Silva Santos e Pinho, é licenciado em Contabilidade e Administração – Ramo: Contabilidade e Auditoria, pelo ISCA de Aveiro. Frequentou várias ações de formação na área fiscal e contabilística, sendo formador. É Revisor Oficial de Contas e Contabilista Certificado e exerce as funções de auditor financeiro e consultor contabilístico e fiscal na empresa “Jorge Silva, Neto, Ribeiro & Pinho SROC, Lda.”, da qual também é sócio.

DESTINATÁRIOS:

Contabilistas Certificados, Contabilistas não Certificados, Empresários, Gestores, e outras pessoas interessadas no tema.

Objetivo

SESSÃO I:

Nesta sessão serão analisados os aspetos contabilísticos e fiscais mais relevantes relacionados com o encerramento de contas do exercício de 2021.

SESSÃO II:

Nesta sessão serão analisados os aspetos contabilísticos e fiscais mais relevantes relacionados com o encerramento de contas do exercício de 2021.

Valor da Formação

- Associados da AEA, clientes do Gabinete do Dr. Jorge Silva, desempregados/estudantes: € 90,00;

- Não Associados: € 120,00.

Conteúdo Programático

Nesta formação pretende-se dar enfâse aos principais aspetos contabilísticos fiscais relacionados com o encerramento de contas de 2021, nomeadamente:

- Prestação de contas contabilística e fiscal: SAF-T(PT) e Taxonomias, aspetos da legislação comercial, categorias de entidades e demonstrações financeiras aplicáveis, declarações fiscais a apresentar bem como as principais alterações para 2021 registadas na declaração modelo 22 e na IES.

- Abordagem por áreas (meios financeiros líquidos, contas a receber e a pagar, inventários, investimentos, capital, gastos e rendimentos) dos principais aspetos contabilísticos e fiscais (ligação com a declaração modelo 22), dando nota das principais alterações a ter em conta no encerramento de contas de 2021.

- Benefícios fiscais: principais benefícios fiscais em vigor para o exercício de 2021 nomeadamente, remuneração convencional do capital social, criação de emprego, fiscalidade verde, RFAI – Regime Fiscal de apoio ao investimento, DLRR – Regime de dedução por lucros retidos e reinvestidos, SIFIDE II – Sistema de incentivos fiscais à investigação e desenvolvimento empresarial e CFEI II.

- Dossier Fiscal: Importância e obrigatoriedade, regulamentação, conteúdo e prazo de organização / entrega.